Wednesday, May 27, 2020

Viver para escrever e vice-versa




“Ame algo mais do que ame a si mesmo”. Disse algum filósofo cujo nome não recordo e não encontrei a citação novamente para creditar.

Sublinho: algo.

E que esse algo dependa só de você para poder virar um verbo de ação e um propósito de vida. Lição número um.

Depois, se quiser conquistar o mundo a partir disso, está mais do que permitido.

Primeiro, de dentro para fora.

Há cerca de um ano não preencho linhas, então, infelizmente, não possuo como álibi a atual quarentena por ter abandonado o algo que dá sentido à minha vã existência.

Brancas as páginas à minha frente. Sem cor também eu vim me desbotando.

Vazios os meus cadernos e meus arquivos de Word. Incompleta e fragmentada também eu vim me (des)construindo.

É a condensação em palavras do que se passa em minha cabeça e das sensações que permeiam o meu coração, combinando com os fatos que fazem do acaso o meu co-autor, que produzo aquilo que entendo como o mais valioso de mim: o texto.

Encerro esse curto ensejo de auto conselhos com um episódio que materializa essas reflexões expostas acima. Num desses incontáveis amigos ocultos dos quais a maioria da raça humana ocidental participa todo fim de ano - e que eu ainda me pergunto o porquê fazemos isso com nós mesmos - há um que eu prezo muito: o da minha turma amada que a paixão por jogar bola uniu. Meu presente naquela ocasião, para além de bonito e útil, foi uma uma toalha de praia - ah! Como eu respiro melhor na praia! - com a admoestação: “Olhe para dentro de você e sorria”.

E não seria esse o conselho universal para que consigamos não só sobreviver, mas viver, neste mundo tão complexo e adverso?

Como um sopro da minha criação, escuto a ordem: apenas continue escrevendo.

Que minhas mãos continuem sendo o instrumento da minha felicidade.



6 comments:

  1. Muito bom, Jow Jow! Não deixe esse talento adormecido. Beijo!

    ReplyDelete
  2. Excelente e sábia reflexão, minha May, eu também por aqui ando precisando escrever... desbotada é uma boa palavra e descrição tb para como me sinto. Muitos de nós. Mas que saibamos continuar escrevendo nossas histórias com muitos olhares para dentro e sorrisos generosos. Amo-te!

    ReplyDelete
  3. Muito bom, Jordana ❤️ continue, sempre!

    ReplyDelete
  4. Muito bom, Maria.
    Que escrever seja seu vício em versos, assim ganhamos todos, eu e você, você e eu.

    ReplyDelete
  5. Bora colorir-se de palavras, Jô! ❤️

    ReplyDelete